Praças, feiras, ruas e parques em todo o Brasil foram ocupadas neste sábado e domingo por bandeiras, cartazes, panfletos e palavras de ordem Lula Livre. Grupos levaram para a população jornais, vídeos, entrevistas, fotos entre vários outros materiais para defender a liberdade de Lula. Previsto inicialmente para acontecer somente no domingo 26, o evento foi ampliado para o sábado, dia 25, sendo que em várias cidades as atividades se estende ao longo da semana. (confira a programação).

Como primeira iniciativa de Mutirão do Comitê Nacional, a atividade foi muito bem sucedida junto à base na missão de diálogo direto com o povo sobre as razões políticas da prisão do ex-presidente. Aconteceram atividades de Norte a Sul do país, dialogando com o povo nas praças, de porta em porta e conectando a defesa da liberdade de Lula, com a Reforma da Previdência e o desmonte da Educação no país, avaliam os organizadores.

“As ações deste fim de semana fortaleceram as aatvidades marcadas para do dia 30 de maio quando nós iremos às ruas em defesa da Educação pública e de qualidade e no dia 14 de junho, dia Greve Geral, pois esclarecemos como a situações de prisão injusta do presidente se encaixa de cenário de crise politica e econômica. Com certeza este foi o primeiro de muitos mutirões de esclarecimento e diálogo”, afirma Rosane Silva, do Comitê Nacional Lula Livre.

Para Renato Simões, também do Comitê Nacional, o Mutirão conseguiu uma grande capilaridade com o apoio da militância. “A intersecção do debate Lula Livre com o tema da Previdência e as mobilizações marcadas para o dia 30 ficou evidente durante as atividades. Muito se falou sobre estes três pontos”, contou.

Confira o #MutirãoLulaLivre pelo Brasil

#LulaLivre e as denúncias sobre o desmonte da Previdência Pública, foram as palavras de ordem que ecoaram nas ruas, vielas e casas do bairro Granja Portugal. No sábado, 25 de maio 2019 foi inaugurado mais um Comitê Lula Livre em Fortaleza, no Ceará. O lançamento do Comitê em defesa da democracia e pela liberdade do Presidente Lula foi dividido em três etapas: o debate sobre a implicações da PEC 06/19 – Reforma Previdência – e a luta pela liberdade de Lula; em seguida caminhada pelas ruas do bairro, conversas com os moradores, panfletagem e uma tribuna livre em frente a Praça da Granja Portugal. Concluíram o lançamento entoando: Lula Livre e reforçando o compromisso em lutar contra a precarização da Previdência e da Seguridade Social.

O #MutirãoLulalivre na feira de Guaratinguetá, São Paulo, teve muita conversa. Segundo os participantes, a atividade chamou muita atenção em uma rotatória estratégica da cidade.  “Todos os carros que passavam reduziam a velocidade e olhavam os  cartazes. Falamos de Lula e da Reforma da Previdência”, contaram os organizadores do Comitê Popular Lula Livre da cidade.

Na orla de Maceió, os apoiadores da campanha #LulaLivre e prepararam para dialogar com a população na atividade do #MutirãoLulaLivre durante a Marcha LGBT que aconteceu neste domingo. Confira:

Mutirão Lula Livre na feira pública de Oitizeiro, em João Pessoa, na Paraíba

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Coletivo Alvorada organizou no Confisco uma ação #LulaLivre, com bandeira, apoiadores e população

Neste domingo, 26, na Praça do Derby, em Recife, teve café da manhã coletivo com direito a Bom Dia Presidente Lula e participação de representantes do Comitê Lula Livre -Justiça e Luta. Depois o grupo saiu pedalando pela ciclofaixa do Recife com as bandeiras Lula Livre até Brasília Teimosa, onde empinaram a pipa Lula Livre gigante. O ato contou com a participação dos companheiros da região e o apoio do Coletivo 13.

Leia mais:

Festivais Lula Livre invadem o Brasil. Em São Paulo, edição nacional acontece no dia dois de junho no Anhangabaú

Bresser-Pereira: “O Brasil precisa de líderes como Lula”